15/10/12

A-ham! Hum! Pequena correcção a fazer...

Hoje comemora-se a primeira década do blog A Coluna Infame, determinante para uma nova cultura portuguesa, intelligentzia ou o que lhe quiserem chamar, efeméride que alguns bloggers atentos, entre os quais o meu namorado, não deixaram ou deixarão escapar. Daí a algum tempo toda a gente ganhou, criou, experimentou um blog e hoje em dia, como diria a Rita Quintela, que já cá anda desde 2004, "Facebook killed the blog star" (nem tanto, mas em parte).

Mas, quando se diz por aí que A Coluna Infame foi o primeiro blog português, alto aí e pára o baile!
Eu não vim parar aos blogues por causa da infame coluna. Eu vim cá espreitar (no antigo Tolice) por causa de uma senhora chamada Rosa Pomar que iniciou o seu blog em 2001.

Nem mais, nem menos. Junho de 2001, ainda com dificuldades técnicas.
A Ervilha Cor-de-Rosa, de início @ny, relatou a sua experiência de vida em NY e, durante anos a fio, toda uma vivência de mulher, mãe, empreendedora, crafter, que teve repercussões em todo um segmento populacional português (maioritariamente feminino, mas não só) e do mundo!

Caso conheçam bem a expressão escrita do Pedro Mexia ou do João Pereira Coutinho e, quiçá, melhor a voz ou a imagem televisiva de ambos mas não saibam quem é a Rosa Pomar, eu dou uma ajuda.

Para simplificar, porque este post não é uma lição de história, a RP iniciou um percurso na blogosfera antes de toda a gente conhecida da nossa praça. E um dia, mãe ou prestes a ser (agora não vou pesquisar), decidiu fazer para a filha uns bonecos à semelhança dos que se lembrava de ter, de pano, em miúda. Depois de uns vieram outros e perante uma imensidão de gente de TODO O MUNDO que lhe enaltecia os cuidados, o design, etc, começou a vendê-los, numerados.

Assim, de um momento para o outro e durante anos, a Rosa Pomar passou a ser referência na blogosfera mundial, no mundo dos crafts (que em termos de universo bloguístico bem pode ter começado com ela) e de um certo retrato da maternidade, já que ia ilustrando o blog com pequenos relatos e fotografias do dia-a-dia (coisa que hoje parece comum mas na altura não era).

E foi (e é) vê-la linkada e referida por todo lado, da Suécia aos EUA, passando por todos os países de que se possam lembrar.

Também com o FB, a passagem a um espaço físico de ponto de venda e o surgimento de outros interesses, a Rosa foi abrandando o ritmo dos posts n'A Ervilha Cor-de-Rosa no último par de anos.

Mas não sei quem terá tido maior importância, não que isso deva ser medido assim...
Parece-me é que também será bom puxar os galões a outra cultura menos elitista e talvez, afinal, menos do mainstream. Ou não.

Mas o impacto no modo de comunicar, encontrar espelhos e feedback, quem sabe um modo de subsistência e/ou de salvaguarda da saúde mental (para mães à beira do ataque de nervos - e, hey, todos têm uma, ainda que possam não o ser) à distância dos dedos, de um blog como o da Rosa Pomar...

Parabéns à Rosa (que já acompanhei mais, é certo, mas ainda assim....) e parabéns a todos.

Venham mais dez. Ou onze.



(PS - E com os blogs conheci tanta gente que adoro e que passou a fazer parte da minha vida, que nem vou linkar sob pena de ser injusta por omissão... <3 )

4 comentários:

  1. O seu a seu dono...Parabéns!
    (uma eterna fã da Rosa ;-)

    ResponderEliminar
  2. e o mais engraçado é que conheci (e comecei a acompanhar) a aervilhacorderosa há uns anos através de um blog australiano...

    ResponderEliminar